Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26924
Título: Uma abordagem de testes de resiliência para sistemas baseados em microsserviços
Autor(es): Ataíde, Thairam Michel Santos
Palavras-chave: Microsserviços
Resiliência
Internet das Coisas
Desenvolvimento de sistemas
Data do documento: 12-Mai-2022
Resumo: A Internet das Coisas (IoT) vem se tornando uma tendência tecnológica, pesquisas mostram o enorme potencial e crescimento de dispositivos conectados, assim como, um grande aumento no mercado mundial de IoT. Nesse contexto, a arquitetura de microsserviços surge como um diferencial importante para o sucesso do desenvolvimento de sistemas distribuídos. A arquitetura de microsserviços traz diversos benefícios como: flexibilidade, menor granularidade das funcionalidades, independência dos serviços e escalabilidade. A baixa granularidade e a independência dos serviços permitem testes melhores direcionados o que facilita a validação funcional. No entanto, a validação não funcional é um grande desafio em sistemas distribuídos, lidar com problemas inesperados é extremamente difícil e uma arquitetura de microsserviços precisar ser resiliente a falhas. O objetivo principal deste trabalho é propor uma abordagem de testes que valide os desafios não funcionais relacionados à resiliência. O trabalho foi aplicado a um sistema IoT para saúde de código aberto, arquitetado em microsserviços denominado OCARIoT. Através de experimentos mostramos como a arquitetura de microsserviços é afetada pela resiliência.
Descrição: ATAÍDE, Thairam Michel Santos. Uma abordagem de testes de resiliência para sistemas baseados em microsserviços. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26924
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thairam Michel Santos AtaídeTCC - Thairam Michel Santos Ataíde1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito934.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.