Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26934
Título: Lesão periférica de células gigantes associada a Fibroma ossificante periférico: relato de caso raro
Autor(es): Caitano, Helen Kaysa Cabral
Palavras-chave: Lesão periférica de células gigantes
Mandíbula
Patologia
Fibroma ossificante periférico
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Lesões constituídas pela associação dos aspectos microscópicos da lesão periférica de células gigantes (LPCG) e do fibroma ossificante periférico (FOP) são raras. O objetivo deste trabalho é relatar um caso raro de LPCG associada a FOP e discutir aspectos relacionados à etiopatogênese, características clinicopatológicas, diagnóstico diferencial, tratamento e prognóstico desta associação incomum. Paciente do sexo feminino, 38 anos de idade, foi encaminhada para avaliação de um aumento de volume indolor na região posterior de mandíbula, do lado esquerdo, identificado há aproximadamente 6 meses. Ao exame físico intraoral, verificou-se um nódulo pediculado, de coloração rósea com áreas esbranquiçadas, eritematosas e ulceradas, que se estendia da gengiva vestibular à mucosa alveolar na região dos dentes 37 e 38. A lesão, com aproximadamente 2,0 cm de diâmetro, apresentava consistência firme à palpação. Ao exame radiográfico panorâmico, constatou-se discreto aumento do espaço do ligamento periodontal ao longo da raiz mesial do dente 37. Exame de tomografia computadorizada de feixe cônico revelou áreas hiperdensas no interior da lesão e rarefação da cortical óssea subjacente. Sob a hipótese diagnóstica de FOP, foi realizada uma biópsia excisional. A análise histopatológica revelou proliferação de células mesenquimais mononucleadas, entremeadas por células gigantes multinucleadas semelhantes a osteoclastos. Justaposta a essa proliferação, foi observada extensa deposição de trabéculas ósseas entremeadas por tecido conjuntivo fibroso celularizado. Com base nesses achados, foi estabelecido o diagnóstico de LPCG associada a FOP. Nenhum sinal clínico de recorrência foi observado após 3 meses de excisão cirúrgica. Em conclusão, lesões híbridas de LPCG e FOP são raras e diversos aspectos relacionados à sua histopatogênese permanecem pouco compreendidos. A formação de tecido ósseo reacional é um evento relativamente frequente nas LPCGs e, neste sentido, o diagnóstico de lesões híbridas de LPCG e FOP pode ser desafiador. Tendo em vista o pequeno número de casos relatados dessas lesões, recomenda-se o acompanhamento dos pacientes a longo prazo.
Descrição: CAITANO, Helen Kaysa Cabral. Lesão periférica de células gigantes associada a fibroma ossificante periférico: relato de caso raro. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26934
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Helen Kaysa Cabral Caitano.pdfTCC - Helen Kaysa Cabral Caitano17.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito75.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.