Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26939
Título: O imperativo do gozo na sociedade contemporânea e seus efeitos na adolescência: uma análise sobre os desafios virtuais
Autor(es): Martins, Lhais Cabral
Palavras-chave: Gozo
Adolescência
Desafios virtuais
Psicanálise
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar as especificidades da clínica com os adolescentes, considerando especialmente a participação destes em desafios virtuais. Para tanto, partiu-se de uma leitura com base na psicanálise de orientação lacaniana, que compreende o contexto social desses sujeitos por se encontrarem diante de um imperativo de gozo da sociedade contemporânea. Como possível efeito, evidencia-se o discurso capitalista que propõe a mercadorização do objeto a por substituir o desejo pelo mais-de-gozar. Para verificar o que os desafios virtuais denunciavam sobre os sujeitos envolvidos, foi necessário reconhecer as particularidades da adolescência como efeito do real da puberdade; o imperativo mortífero do gozo contemporâneo como consequência do declínio do nome-do-pai; e a inconsistência do Outro. Utilizou-se enquanto metodologia a revisão bibliográfica de conceitos lacanianos para falar das demonstrações de acting out e passagem ao ato, com ênfase nas tentativas de suicídio e nos cumprimentos dos desafios, que parecem buscar o olhar do outro, como suplência, a dar consistência a esse Outro que barre seu gozo. Além disso, foram realizadas interconexões com os conceitos de pulsão, das ding, gozo e os quatros discursos. Desse modo, constata-se o lugar que a psicanálise dispõe por meio da sua leitura dos fenômenos da atualidade e os modos de conceber o sujeito, ao dizer da necessidade dos adolescentes em construir, singularmente, respostas sintomáticas que estejam de maior acordo com seu desejo, um modo de gozo próprio e menos mortífero.
Descrição: MARTINS, Lhais Cabral. O imperativo do gozo na sociedade contemporânea e seus efeitos na adolescência: uma análise sobre os desafios virtuais. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26939
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lhais Cabral MartinsTCC - Lhais Cabral Martins388.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito92.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.