Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26941
Título: Síntese e caracterização de nanopartículas de hidroxiapatita com finalidade odontológica
Autor(es): Gomes, Rayane de Oliveira
Palavras-chave: Biocerâmicas
Hidroxiapatita
Regeneração
Biomateriais
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: A hidroxiapatita (HAp), importante versão sintética das fases de fosfatos de cálcio, é uma biocerâmica que desperta grande interesse na área odontomédica, devido às suas excelentes propriedades que incluem: composição semelhante à hidroxiapatita natural, osteoindução, osteocondução (atuando como arcabouço estrutural, “scaffold”, para o crescimento celular) entre outras. Sabendo da influência direta do método de síntese na estrutura do material obtido, este trabalho se propôs a obter hidroxiapatita pelo método de precipitação por via úmida. Diante disso, foi utilizada a reação ácido-base denominada neutralização entre as soluções de ácido fosfórico (H3PO4) e hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] com concentrações 1M. Para tando, realizou-se a adição gota a gota em suspensão, com controle de vazão, de H3PO4 sob a solução alcalina de Ca(OH)2 de forma a estabelecer uma relação estequiométrica com razão Ca/P=1,67, fosfato mais estável e menos solúvel encontrado atualmente. Para caracterizá-la foram utilizadas a Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia na região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Por meio do DRX observou-se nanopartículas monomodais, com alta intensidade e elevada largura basal para todas as reflexões, demonstrando alta cristalinidade e característica nanoestrutural. Os espectros de FTIR evidenciam a presença de bandas de óxido de fósforo (PO4 3-) e carbonato (CO3 -2) típicas da hidroxiapatita. Já o MEV evidenciou uma morfologia de pequenas partículas amorfas aglomeradas de forma irregular, na forma de novelos, o que lhe confere um aspecto esponjoso com porosidade interparticular. Estas características permitem auxiliar no entendimento das propriedades da hidroxiapatita e qualificá-la como biomaterial de fácil obtenção e desempenho desejável, de forma que ela possa ser incorporada, com eficiência, nos mais variados tipos de tratamentos na área odontológica.
Descrição: GOMES, Rayane de Oliveira. Síntese e caracterização de nanopartículas de hidroxiapatita com finalidade odontológica. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26941
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayane de Oliveira GomesTCC - Rayane de Oliveira Gomes1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.