Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26943
Título: (22/05/22) Fatores relacionados à depressão na terceira idade
Autor(es): Vasconcelos, Karla Pereira
Palavras-chave: Depressão
Terceira idade
Fatores de risco
Saúde do idoso
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: Nos últimos anos, a população envelhecida aumentou consideravelmente no mundo acarretando o aumento de doenças crônicas, dentre elas, a depressão. Foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura, que objetivou identificar os fatores relacionados à depressão na terceira idade. Foi executada consulta as bases de dados Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde Medical Literature Analysis and System Online. Foram analisados artigos publicados entre 2010 e 2020, disponíveis em texto completo, em português ou inglês, cuja amostra resultou em oito artigos. Os fatores identificados que podem estar relacionados à depressão em idosos foram: aspectos sociodemográficos, autopercepção de saúde e condições crônicas, incapacidade funcional, fatores comportamentais e situação de violência, institucionalização e filiação religiosa. A identificação dos principais fatores que podem gerar depressão em idosos é de suma importância para contribuir para melhorar a assistência prestada ao idoso, aumenta as chances de identificação precoce, como também, pode contribuir prevenção e aumento da qualidade de vida dos indivíduos na terceira idade.
Descrição: VASCONCELOS, Karla Pereira. Fatores relacionados à depressão na terceira idade. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26943
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karla Pereira VasconcelosTCC - Karla Pereira Vasconcelos444.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito86.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.