Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26957
Título: O perfil das publicações sobre governança corporativa publicados na base SPELL® a partir do enfoque bibliométrico e da análise de redes sociais
Autor(es): Pereira, Elielma da Silva
Palavras-chave: Bibliometria
Governança corporativa
Análise de Redes Sociais (ARS)
Data do documento: 2-Jun-2022
Resumo: A Governança Corporativa (GC) é a prática que permite uma boa administração das organizações, possibilitando transparência, qualidade e veracidade nas informações que são transmitidas as partes interessadas de uma entidade. Nesse contexto, este estudo objetiva identificar o perfil das publicações sobre Governança Corporativa publicados na base SPELL® a partir do enfoque Bibliométrico e da Análise de Redes Sociais. Os aspectos metodológicos abordados nesse trabalho são de natureza descritiva, bibliográfica e bibliométrica, com abordagem quali-quanti para o problema, e ainda utilizando-se da Análise de Redes Sociais (ARS) no mapeamento dos dados. Dentre os principais achados, ressalta-se que: 41 periódicos publicaram artigos sobre o tema, sendo que o periódico que mais publicou foi a Revista Contemporânea de Contabilidade com 17 publicações; o ano em que houve mais publicações sobre o tema foram 2014 e 2015 com 24 publicações cada; dentre as que foram descritas, a metodologia mais usada quanto aos objetivos da pesquisa foi a descritiva com 40% de incidência; maioria dos autores, isto é 62% são do sexo masculino; 45% dos autores são doutores; a pesquisadora que mais publicou sobre o tema foi Marcia Martins Mendes De Luca com 10 publicações; 431 pesquisadores publicaram sobre o tema; foram encontradas 99 IES neste estudo, e a USP apresentou-se como a mais central da rede e também como a instituição com mais autores vinculados, com um total de 32 autores. Corroborando com outras pesquisas já realizadas este estudo encontrou evidências de que a GC encontra-se cada dia mais consolidada, com um grande número de trabalhos publicados sobre o tema.
Descrição: PEREIRA, E. S. O perfil das publicações sobre governança corporativa publicados na base SPELL® a partir do enfoque bibliométrico e da análise de redes sociais. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26957
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elielma da Silva Pereira.pdfPDF - Elielma da Silva Pereira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito94.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.