Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26964
Título: Eletrofloculação alimentada via energia solar fotovoltaica para o tratamento de águas eutrofizadas
Autor(es): Costa, Raquel Bezerra
Palavras-chave: Energia solar
Eletrofloculação
Águas eutrofizadas
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A água é um recurso extremamente essencial para a existência da vida na Terra. O ser humano necessita de água de qualidade e em quantidade suficiente para atender suas necessidades, proteger sua saúde e propiciar o desenvolvimento econômico. Nos últimos anos, a expansão das áreas urbanas e de atividades industriais tem provocado inúmeros impactos aos recursos naturais. Quando o efluente industrial não é corretamente tratado, deteriora a qualidade da água do curso hídrico receptor. Esses efluentes possuem em sua composição resíduos surfactantes e agentes quelantes, causadores de perturbações na vida aquática, principalmente pelo desenvolvimento do processo de eutrofização. A técnica de eletrofloculação surge como alternativa ao sistema convencional de tratamento de efluentes, sem a necessidade do uso de coagulantes químicos para remover a carga orgânica, cor, turbidez, metais tóxicos, entre outros usualmente presentes nos efluentes. A eletrofloculação desempenha um papel importante no tratamento de águas e efluentes, pois combina a oxidação eletrolítica parcial com precipitação físico-química ou eletroquímica. Além disso, esta técnica é de fácil operação e pode ser empregada para diferentes matrizes poluentes sem produzir poluentes residuais de lodo por reagentes. Este trabalho teve como objetivo a aplicação do processo de eletrofloculação alimentado por energia solar fotovoltaica no tratamento de águas eutrofizadas. Para verificar as melhores condições de tratamento, nas condições experimentais, foram consideradas as seguintes variáveis: pH inicial do efluente, condutividade elétrica e distância entre os eletrodos. Os níveis de pH dos experimentos mostraram alta eficiência na redução dos parâmetros de turbidez em 89,58% e remoção da DQO de 31,15%. O efluente resultante do processo de eletrofloculação apresentou, após o tratamento, três fases distintas dentro do reator: sobrenadante (resultante da flotação dos sólidos), efluente clarificado (localizado entre o sobrenadante e o sedimento) e sedimento. Pode- se concluir a viabilidade da técnica de eletrofloculação alimentada via energia solar fotovoltaica no tratamento de águas eutrofizadas devido ao baixo custo-benefício e eficiência energética. Está, pode ser aplicada em áreas rurais onde não há energia elétrica, desde que um painel solar seja acoplado à unidade.
Descrição: COSTA, Raquel Bezerra. Eletrofloculação alimentada via energia solar fotovoltaica para o tratamento de águas eutrofizadas. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26964
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raquel Bezerra Costa.pdfTCC - Raquel Bezerra Costa.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf155.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.