Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26967
Título: Variação da temperatura radicular durante remoção de guta-percha utilizando instrumentos de aço inoxidável e Ni-Ti
Autor(es): dos Santos, Diêgo Tavares
Palavras-chave: Endodontia
Termografia
Canal radicular
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a variação da temperatura radicular externa, com o uso termopar e da termografia infravermelha, durante a remoção de guta-percha utilizando instrumento de aço inoxidável e dois instrumentos de NiTi. A amostra do estudo consistiu de 45 dentes pré-molares unirradiculares, divididos em três grupos de 15 dentes para análise dos três diferentes instrumentos avaliados: Broca Largo Peeso, Protaper Retratamento e Reciproc. A mensuração térmica foi conduzida utilizando uma câmera térmica FLIR T650sc e três termopares. Para avaliação da temperatura, a câmera termográfica foi programada para capturar termogramas a cada 15 segundos, antes do início da remoção de guta-percha até a normalização da temperatura. A temperatura da raiz foi avaliada nos termogramas usando o software FLIR Tools v6.4 com a ferramenta de linha reta condizente com o longo eixo do dente; e nos terços cervical, médio e apical de cada dente. A temperatura obtida nos termopares foi gravada e registrada para cada terço da raiz. Na análise de dados foi realizada uma análise estatística inferencial utilizando os testes de Kruskal-Wallis e post hoc Tukey. Em relação à câmera de termografia infravermelha, o maior valor médio de temperatura foi encontrado 15 segundos após a remoção da guta-percha com a técnica da broca Largo (20.3ºC), a qual apresentou as maiores temperaturas em todos os tempos de estudo. Já com os termopares, a maior temperatura foi encontrada no terço médio durante a remoção de guta-percha utilizando a Largo (20.7ºC). Em ambos os métodos de mensuração de temperatura Protaper Retreatment e Reciproc apresentaram padrões de temperatura radicular semelhantes. Os instrumentos Protaper Universal Retreatment e Reciproc NiTi apresentaram os menores valores de aumento de temperatura. Já a broca Largo Peeso alcançou aumentos de temperatura acima de 10ºC, contudo, por tempo insuficiente para causar injúrias ao periodonto. Tanto o termopar quanto a câmera infravermelha podem ser empregados como métodos eficientes de avaliação de temperatura radicular.
Descrição: SANTOS, Diêgo Tavares dos. Variação da temperatura radicular durante remoção de gutapercha utilizando instrumentos de aço inoxidável e NI-TI. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26967
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Diêgo Tavares dos SantosTCC - Diêgo Tavares dos Santos1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito84.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.