Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira Neto, Emídio-
dc.date.accessioned2022-06-14T00:29:16Z-
dc.date.available2022-06-14T00:29:16Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26978-
dc.descriptionFERREIRA NETO, E. "Ser Homem" também se aprende na escola - a construção sociocultural e educacional do gênero masculino: percepção de pedagogas/os em formação. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fruto da inquietação do autor-pesquisador a partir da vivência e experiências nos grupos distintos sociais (familiar, escolar e de formação acadêmica). Assim, motivado pelas experiências vividas e pelo desejo de aprofundar o conhecimento acerca do processo de construção do gênero masculino se constituiu o objeto de estudo deste trabalho: a construção do gênero masculino. Para tanto, definimos como objetivo investigar a relação do processo de construção do gênero masculino com os padrões sociocultural e educacional e identificar quais eram as percepções de masculinidade dos/as pedagogos/as em formação. Para tanto, definimos como recorte específico graduandos/as de cursos de Pedagogia. Desse modo, esta pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso por buscar retratar uma dada realidade de forma completa e profunda. Como objetivávamos identificar as percepções dos/as graduandos/as de cursos de Pedagogia sobre a construção da masculinidade, a partir de uma abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado – que diante da atual situação gerada pela Pandemia do COVID-19, foi aplicado de forma remota - através de uma plataforma digital online. O aporte teórico sobre gênero partiu dos escritos de Scott (1995); Louro (2018); Connel (1995) e outros/as autores/as. A discussão sobre a construção do corpo, sua nomeação e normalização foi amparada nos estudos de Buttler (2018), Louro (2014); Weeks (2018). Caminhando ainda, pelo conceito de sexualidade, foram utilizados os estudos de Weeks (2014); Louro (2014, 2018), Foucault (1995); Parker (2018). E adentrando na discussão a respeito da masculinidade e formação do gênero masculino, amparado em Bourdieu (2010); Gikovate (1995); Connel (1995). Tal pesquisa possibilitou compreender o que sabem e pensam os/as estudantes de cursos de Pedagogia a respeito da temática de gênero, sexualidade e masculinidade. E ter uma noção preliminar acerca de como que estes/as futuros/as professores/as agirão em sala de aula frente a estas questões.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.title"Ser Homem" também se aprende na escola - a construção sociocultural e educacional do gênero masculino: percepção de pedagogas/os em formaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EMÍDIO FERREIRA NETO.pdfPDF - Emidio Ferreira Neto1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO - EMÍDIO.pdfPDF - Termo de Depósito830.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.