Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26986
Título: Da sala de aula para a casa: experiências do estágio supervisionado remoto em Ciências durante pandemia de Covid-19
Autor(es): Cândido, Carlos Augusto Tenório
Palavras-chave: Ensino de ciências
Covid-19
Ensino remoto
Data do documento: 9-Jun-2021
Resumo: O estágio supervisionado é um dos principais momentos vivenciados durante a graduação principalmente no campo das licenciaturas. É um período gerador de muitas expectativas e aprendizagens em ambiente escolar, no qual, o futuro professor vivencia de forma efetiva a profissão escolhida conhecendo e fazendo parte do corpo escolar. No entanto, essa realidade foi afetada maciçamente no ano de 2020 devido à pandemia de COVID-19 que assolou todos os setores da sociedade, incluindo a educação, que teve de ser remontada para o novo cenário causando novos desafios e perspectivas. Perante isso, o presente estudo tem como principal objetivo relatar as atividades e experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, tendo em vista o momento pandêmico inédito sofrido. Mediante ao cenário de pandemia as atividades de estágio foram desenvolvidas exclusivamente de forma remota através de vídeo chamada em plataforma de comunicação. Os resultados demonstram que embora o estágio supervisionado tenha sido realizado remotamente, as etapas de observação e regência foram fundamentais para a formação docente, pois através do acompanhamento das exposições dos discentes e também do planejamento e execuções das próprias aulas foi possível um aporte teórico e prático característico desse momento. Diante disso, a experiência do estágio supervisionado revelou-se muito positiva diante do cenário incerto e restritivo que tende a se estender por mais algum tempo.
Descrição: CÂNDIDO, Carlos Augusto Tenório. Da sala de aula para a casa: experiências do estágio supervisionado remoto em Ciências durante pandemia de Covid-19. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26986
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Augusto Tenório CândidoTCC - Carlos Augusto Tenório Cândido1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito75.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.