Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27023
Título: Práticas ambientais a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) no distrito de Vila Maia, Bananeiras/PB
Autor(es): Pereira, Letícia de Oliveira
Palavras-chave: Preservação ambiental
Arborização
Atividades lúdicas
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: Atualmente estamos presenciando a intensificação da urbanização em detrimento das áreas naturais, sem que sejam considerados os efeitos negativos sobre a sociedade e sobre a natureza. Este é o caso da pracinha construída no distrito de Vila Maia, no município de Bananeiras/PB. A sua construção se deu com a retirada total da vegetação natural e pavimentação com tijolos, bancos de cimento e aparelhos de exercícios ao ar livre, feitos com tubos de ferro, sendo expostos ao sol durante o dia inteiro, o que impede o seu uso. O objetivo deste trabalho é aplicar práticas ambientais a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tais práticas constaram da inserção de plantas de jardim e árvores ao redor da pracinha e colorir o piso com atividades lúdicas, para que o espaço seja melhor utilizado e se torne mais agradável e sombreado. As atividades aconteceram entre julho e outubro de 2021 e foram compartilhadas com representantes da Prefeitura Municipal de Bananeiras, com as escolas públicas locais e pessoas da comunidade. Todos doaram material (pneus, tintas, pinceis, areia, estrume e mudas de espécies vegetais) e trabalharam na pintura dos pneus, preparação dos jarros e plantio das mudas. A pracinha da Vila Maia recebeu dezenas de plantas de jardim em jarros de pneus e foram plantadas palmeiras e ipês ao seu redor. Na sequência, o piso foi colorido com brincadeiras envolvendo letras e números (amarelinha, labirinto e formas geométricas), tornando o espaço mais atraente, colorido, aconchegante, sombreado com árvores e florida com plantas de jardim. As crianças da comunidade ficaram muito animadas com as brincadeiras pintadas no piso e passaram a frequentar mais o lugar. Desta forma, foi possível apresentar e aplicar alguns dos ODS à comunidade da Vila Maia, especificamente o 3 ,4, 11 e 13.
Descrição: PEREIRA, L. de O. Práticas ambientais a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) no distrito de Vila Maia, Bananeiras/PB. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27023
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito71.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Letícia de Oliveira PereiraPDF - Letícia de Oliveira Pereira2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.