Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Luciane Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T23:49:55Z | - |
dc.date.available | 2022-06-25T23:49:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27032 | - |
dc.description | LIMA, L. P. Prácticas supervisadas remotas de lengua española en tiempos de pandemia: experiencias y reflexiones de profesores en formación. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Letras Língua Espanhola).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória nos cursos de licenciatura, que desempenha um papel fundamental na formação docente, permitindo aos futuros professores o acesso ao conhecimento de sua futura profissão através da sua atuação no ambiente escolar. Diante do cenário pandêmico da COVID-19, o processo de ensino-aprendizagem passou por (re)adaptações, e os estágios supervisionados que anteriormente eram realizados na modalidade presencial foram substituídos por aulas remotas via internet, mediadas com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Neste contexto, os professores em formação inicial do curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba, realizaram seus estágios através do Ensino Remoto de Emergência (ERE), utilizando as mais variadas ferramentas digitais, incluindo plataformas educacionais e redes sociais utilizadas na vida cotidiana, tais como: Google Meet, Classroom, WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras. Nesta perspectiva, este estudo analisou e refletiu sobre a experiência e a visão dos professores em formação inicial do curso de Letras – Espanhol acerca dos estágios supervisionados remotos de língua espanhola durante a pandemia, assim como refletiu as suas percepções sobre as TDICs como ferramentas pedagógicas essenciais durante este período e na formação docente. Para isso, fundamentamos nossas discussões nos estudos de teóricos que abordam as temáticas desenvolvidas ao longo de nosso trabalho, entre eles Piconez (1991, 2012); Moran (2000, 2012); Buzato (2006); Oliveira e Cunha (2006); Jenkins (2010); Maciel e Mendes (2010); Pimenta e Lima (2012); Marzari e Leefa (2013); Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Mayrink e Albuquerque Costa (2017); Souza e Santos (2018); Silva e Souza (2019, 2021); Coscarelli (2020); Moreira e Schlemmer (2020); Paiva (2020); Santos et al. (2020); entre outros. Assim, verificamos que o estágio supervisionado durante a pandemia da COVID-19 permitiu aos professores em formação inicial em língua espanhola conhecer um novo contexto de prática docente, uma vez que tiveram que realizá-las remotamente, com o apoio das TDICs. Esta experiência levou os graduandos a refletir sobre a inclusão das tecnologias digitais durante as aulas realizadas no estágio supervisionado e, consequentemente, acerca da necessidade de estar sempre em busca de formação para sua utilização de forma reflexiva e crítica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Fábio Marques de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto de emergência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação - TDICs | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.title | Prácticas supervisadas remotas de lengua española en tiempos de pandemia: experiencias y reflexiones de profesores en formación | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciane Pereira de Lima.pdf | PDF - Luciane Pereira de Lima | 849.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 24.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.