Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Carla Andréa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T15:48:33Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T15:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27037 | - |
dc.description | ANDRADE, C. A. S. Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho descreve a vivência desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento e Capacitação no Ensino Superior – CAPES, com o processo de formação dos futuros professores a partir da imersão do/a licenciando/a na escola da educação básica, no qual refletirmos sobre a experiência da prática no contexto remoto, através do subprojeto Alfabetização/Pedagogia, na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, em Campina Grande-PB. Através do uso de aparelhos celulares realizamos chamadas de vídeos, pelo aplicativo WhatsApp, com a turma de primeiro ano do ensino fundamental. As ações realizadas durante a regência tiveram como foco principal o desenvolvimento de atividades alfabetizadoras de leitura e escrita, dentro das limitações impostas pelo ensino remoto, os recursos didáticos foram importantes facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. As dificuldades da utilização de aplicativos digitais pelas crianças, a falta de acesso aos recursos tecnológicos e internet, e a falta de participação da família, foram alguns das principais dificuldades na experiência de alfabetizar em contexto do ensino remoto. Mesmo diante de desafios e obstáculos impostos a ação alfabetizadora no contexto do ensino remoto efetuou a oportunidade de contribuir no desenvolvimento dos alunos através do Programa Residência Pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF TCC Carla Andréa da Silva Andrade.pdf | PDF - Carla Andréa da Silva Andrade | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | PDF - Termo de Depósito | 46.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.