Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Laysa Tuana Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T15:54:48Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T15:54:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 652 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049 | - |
dc.description | FERREIRA, L. T. M. O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento linguístico e sociocultural de alunos, analisaremos a experiência de uma graduanda do curso de Letras-Inglês que esteve vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O principal objetivo dessa pesquisa, indicada como estudo de caso, é analisar como as experiências de uma pibidiana contribuíram para a sua formação considerando como a citada vivência influenciou na construção profissional da licencianda como professora pesquisadora e reflexiva. Para obtermos os objetivos dessa pesquisa, nossa análise foi baseada em: (i) investigar as contribuições dos momentos de monitoria para a formação docente da bolsista; (ii) examinar o processo de produção e de aplicação da Sequência Didática (SD); (iii) avaliar as reflexões da pibidiana por meio das postagens virtuais do blogger reflexivo do subprojeto. Partindo disto, o projeto no original foi desenvolvido por um grupo de pibidianos, mas evidenciaremos nesse trabalho apenas os depoimentos e relatos de uma das participantes. O desenvolvimento do projeto foi elencado na produção de uma Sequência Didática (SD), a qual os estudantes teriam que produzir um vídeo que teria memórias do Ensino Médio de cada um deles. A aplicação da citada SD ocorreu em quatro meses, em uma turma de 3º ano de uma escola da rede estadual de ensino. Nesse artigo, falaremos também sobre o papel do professor que além de ensinar, reflete sobre a sua prática e pesquisa, no intuito de estar sempre aprimorando e renovando os seus conceitos. Como suporte epistemológico, nos referimos a autores como Lüdke (2001), Perrenoud (2002), Nóvoa (2004), Oliveri (2010) no tocante do professor pesquisador e reflexivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laysa - Versão Final.pdf | PDF - LAYSA TUANA MELO FERREIRA | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - LAYSA FERREIRA.pdf | PDF - Termo de Depósito | 743.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.