Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Laysa Tuana Melo-
dc.date.accessioned2022-07-01T15:54:48Z-
dc.date.available2022-07-01T15:54:48Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.otherCDD 372. 652-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049-
dc.descriptionFERREIRA, L. T. M. O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento linguístico e sociocultural de alunos, analisaremos a experiência de uma graduanda do curso de Letras-Inglês que esteve vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O principal objetivo dessa pesquisa, indicada como estudo de caso, é analisar como as experiências de uma pibidiana contribuíram para a sua formação considerando como a citada vivência influenciou na construção profissional da licencianda como professora pesquisadora e reflexiva. Para obtermos os objetivos dessa pesquisa, nossa análise foi baseada em: (i) investigar as contribuições dos momentos de monitoria para a formação docente da bolsista; (ii) examinar o processo de produção e de aplicação da Sequência Didática (SD); (iii) avaliar as reflexões da pibidiana por meio das postagens virtuais do blogger reflexivo do subprojeto. Partindo disto, o projeto no original foi desenvolvido por um grupo de pibidianos, mas evidenciaremos nesse trabalho apenas os depoimentos e relatos de uma das participantes. O desenvolvimento do projeto foi elencado na produção de uma Sequência Didática (SD), a qual os estudantes teriam que produzir um vídeo que teria memórias do Ensino Médio de cada um deles. A aplicação da citada SD ocorreu em quatro meses, em uma turma de 3º ano de uma escola da rede estadual de ensino. Nesse artigo, falaremos também sobre o papel do professor que além de ensinar, reflete sobre a sua prática e pesquisa, no intuito de estar sempre aprimorando e renovando os seus conceitos. Como suporte epistemológico, nos referimos a autores como Lüdke (2001), Perrenoud (2002), Nóvoa (2004), Oliveri (2010) no tocante do professor pesquisador e reflexivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua práticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laysa - Versão Final.pdfPDF - LAYSA TUANA MELO FERREIRA1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - LAYSA FERREIRA.pdfPDF - Termo de Depósito743.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.