Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27072
Título: A abordagem da temática agrária no ensino fundamental: Uma análise do livro didático do 7° ano
Autor(es): Santos, Magna Jussara Rodrigues
Palavras-chave: Geografia agrária
Livro didático
Capitalismo
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Apesar das fortes críticas que o Livro Didático (LD) tem sofrido ao longo do tempo, esse recurso tem as suas relevantes contribuições no contexto da educação brasileira, visto que é, certamente, o recurso mais acessível e, muitas vezes, o único disponível no espaço escolar. Contudo, isso pode ser considerado um fator limitante no que tange ao desenvolvimento de mediações crítico-reflexivas sobre determinadas temáticas. Desse modo, este estudo tem o intuito de analisar o livro didático “Geografia Espaço & Interação” dos anos finais do Ensino Fundamental, 7º ano, observando especialmente a forma como o Livro didático aborda a Geografia Agrária. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O aporte teórico que fundamenta essa investigação versa sobre estudos na perspectiva do LD no ensino de Geografia, da Geografia Agrária e suas peculiaridades e do sistema político-ideológico capitalista. O estudo nos permite identificar a presença significativa da ideologia do capitalismo, além de abordagens genéricas sobre temas relevantes à compreensão do contexto da Geografia Agrária brasileira.
Descrição: SANTOS, M. J. R. A abordagem da temática agrária no ensino fundamental: análise do livro didático de geografia do 7° ano. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27072
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Magna Jussara Rodrigues Santos.pdfMagna Jussara Rodrigues Santos1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito276.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.