Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27082
Título: Município do Moreno - na região metropolitana do Recife: movimentos pendulares e impactos econômicos-sociais em uma cidade dormitório
Autor(es): Souza, Deivid Leonardo Silva de
Palavras-chave: Desenvolvimento regional
Região metropolitana
Moreno - Pernambuco
Recife - Pernambuco
Data do documento: 22-Mar-2022
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma discussão a respeito da inserção do município do Moreno, na Região Metropolitana do Recife e, a partir daí, busca analisar os seus desdobramentos econômicos, socias e os impactos, buscando compreender todo o processo que tem levado o município a estagnação econômica mantendo-o na condição de cidade dormitório. No atual cenário político e econômico, se faz necessário uma análise criteriosa do papel da Região Metropolitana do Recife e sua zona de influência nos seus municípios participantes, observando quais os pontos positivos e negativos desta influência e discutindo quais politicas publicas deveriam ser adotadas para que o desenvolvimento igualitário e homogêneo possa chegar a todos os integrantes desta Região, a qual está sob intenso conflito de interesses e concentração de renda. A metodologia adotada se deu a partir do levantamento de dados oriundos de pesquisas sobre a região metropolitana do Recife e de um questionário semiestruturado, aplicado entre uma parcela dos moradores do município de Moreno, apontando êxitos e fracassos deste modelo de gestão da Região Metropolitana do Recife. A transformação desta área de influência do Recife, passa pela mudança de um paradigma concentrador das decisões da governança da RMR, para uma gestão que busque diversificar o investimento em diversos polos de desenvolvimento que contemple todos os municípios da Região Metropolitana do Recife, minimizando os impactos migratórios e a evasão de divisas.
Descrição: SOUZA, D. L. S. Município do Moreno - na região metropolitana do Recife: movimentos pendulares e impactos econômicos-sociais em uma cidade dormitório. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27082
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de deposito.pdfTermo de depósito8.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Deivid Leonardo Silva de Souza.pdfDeivid Leonardo Silva de Souza1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.