Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27083
Título: Formação territorial do Seridó Oriental Potiguar: uma abordagem sobre regionalização do espaço geográfico
Autor(es): Santos, José de Azevedo
Palavras-chave: Seridó Oriental Potiguar
Desenvolvimento socioeconômico
Pecuária
Data do documento: 10-Dez-2021
Resumo: O conceito de região é uma das principais categorias-chave da geografia e refere-se a um determinado recorte do espaço geográfico. Já o conceito de regionalização denota a divisão desse espaço a fim de um melhor entendimento dos fenômenos e características físicas, socioeconômicas e políticas semelhantes. A região Seridó é uma das regiões mais antigas do Brasil e sua colonização remonta dos meados do século XVII, com o advento da pecuária. Atualmente divide-se em Microrregião do Seridó Oriental e Ocidental no estado do Rio Grande do Norte, assim como no estado da Paraíba. Neste trabalho buscaremos um melhor entendimento sobre o conceito de região geográfica e regionalização, tendo como base o estudo da Microrregião do Seridó Oriental Potiguar, buscando entender sua formação geográfica por meio das diferentes performances socioeconômicas e culturais, sobretudo dando ênfase a pecuária e sua importância para o desenvolvimento da Microrregião, desde tempos pretéritos até os dias atuais. Para realização deste trabalho foi feito pesquisas usando fontes bibliográficas e documentais sobre a Microrregião do Seridó Oriental Potiguar. Palavras-chave: Pecuária, Regionalização, Seridó Oriental Potiguar.
Descrição: SANTOS, J. A. Formação territorial do Seridó Oriental Potiguar: uma abordagem sobre regionalização do espaço geográfico. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27083
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO.pdf135.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC de José.pdf804.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.