Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2710
Título: A utilização dos sistemas de controles internos nas microempresas e empresas de pequeno porte na cidade de Alagoa Nova, Estado da Paraíba
Autor(es): Mendonça, Celeste Martins
Palavras-chave: Controle Interno
Microempresa
Alagoa Nova
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Atualmente é importante as empresas disporem de uma ferramenta que as auxiliem para que possam desenvolver suas atividades de forma eficaz. O controle interno tende proteger as empresas dos acontecimentos que possam afetar o seu patrimônio, tendo em vista os riscos relacionados às questões operacionais que as empresas estão suscetíveis, estes sistemas funcionam nas áreas mais comuns a todas, sendo relevante analisar a relação custo-benefício na implantação do sistema. A presente pesquisa tem como problemática demonstrar o nível de utilização do sistema de controle pelas microempresas e empresas de pequeno porte da cidade de Alagoa Nova, Estado da Paraíba, tendo como objetivo geral relatar o nível de utilização dos controles internos por tais empresas. A metodologia utilizada para realização da pesquisa tem por característica ser um estudo de caso. A partir da análise dos resultados percebeu-se que embora as empresas não utilizem um sistema de controle interno avançado, elas atendem em parte aos requisitos proposto pelo sistema. De tal modo cabe destacar que a utilização de um sistema de controle interno é de relevante importância para o crescimento e sucesso da organização.
Descrição: MENDONÇA, C. M. A utilização dos sistemas de controles internos nas microempresas e empresas de pequeno porte na cidade de Alagoa Nova, Estado da Paraíba. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2710
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celeste Martins Mendonça.pdfCeleste Martins Mendonça530.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.