Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27106
Título: | Os profissionais da educação e o autismo: possibilidades e desafios |
Autor(es): | Oliveira, Layne Cristina Alves de Souza |
Palavras-chave: | Autismo Dificuldades Inclusão Professores |
Data do documento: | 13-Jul-2022 |
Resumo: | O presente estudo abordará as questões relacionadas às dificuldades dos professores referentes ao processo de inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo principal é estabelecer práticas inclusivas e pedagógicas dentro do âmbito escolar e determinar a pluralidade do conceito de inclusão, apresentando as dificuldades dos profissionais da educação. Os objetivos específicos são: buscar soluções capazes de atender com qualidade a questão da universalização do ensino para todos e garantir o de fato acesso e permanência; verificar as adaptações necessárias à inclusão do aluno, às suas necessidades educacionais. Por fim, demonstrar as leis que respaldam a inclusão dos alunos autistas. No referencial teórico foram levantados alguns autores, dando destaque: Mantoan(2003), Mello(2001), Silva(2012). Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de ordem qualitativa foi desenvolvida por uma análise bibliográfica para a fundamentação teórica sobre o transtorno do espectro autista e o seu processo de inclusão. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo através de um questionário com dez questões dissertativas para a coleta de dados, com dez profissionais da educação, sendo eles professores de sala regular e professores do Atendimento Educacional Especializado, para compreender sobre as dificuldades e os desafios dos profissionais da educação quanto o processo de inclusão dos alunos autistas e as possíveis práticas que possam auxiliar no desenvolvimento desses alunos. Os resultados dessa pesquisa, entram em consonância com os estudos bibliográficos que foram utilizados. Ou seja, considera-se que a pesquisa expandiu a discussão sobre a temática abordada, dando ênfase a inclusão. |
Descrição: | OLIVEIRA, L. C. A. de S. Os profissionais da educação e o autismo: possibilidades e desafios. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27106 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Layne Cristina Alves de Souza Oliveira | PDF - Layne Cristina Alves de Souza Oliveira | 617.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 892.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.