Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27108
Título: Sabores e saberes: memórias e sociabilidades das casas de farinha (Paraíba 1960-1980)
Autor(es): Silva, Ana Paula Rodrigues da
Palavras-chave: Casas de farinha
Sociabilidades
Alimento
Afetos
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: As casas de farinha são por vezes atribuídas a espaços econômicos, que possibilitam a transformação da mandioca em farinha, porém, os locais da farinhada são também ambientes produtores de saberes culturais e de significados que lhes são próprios. E assim entre sabores e saberes, este trabalho tem por objetivo identificar aspectos do cotidiano, das sociabilidades, dos afetos, presentes nas histórias do saber-fazer a farinhada e nas memórias de pessoas que vivenciaram o trabalho e as partilhas proporcionadas em casas de farinha na Paraíba, especialmente em Alagoa Grande, Mari e Gurinhém entre o período das décadas de 1960 à 1980. Analiso como os processos das feituras da farinha são ligados ao convívio, ao compartilhamento e as construções dos seus próprios significados, além da compreensão da importância que estes espaços possuíam para as pessoas envolvidas nas farinhadas. Para tanto, amparo-me nas concepções da história cultural, para pensar o fazer cotidiano, o que é da ordem dos afetos e das sociabilidades, atravessando assim o campo da relação história e memória, especialmente ligada a uma cultura alimentar que é tão presente na região Nordeste. Aproximo-me também um olhar antropológico, pois além da base na pesquisa bibliográfica sobre o tema, realizei visita de campo a casa de farinha Talmata, que preserva sua estrutura original, seus utensílios, realizando o registro da cultura material e de memórias relacionadas às casas de farinha. Este percurso me fez concluir que as casas de farinha são locais forjados entre a labuta e os encontros afetivos, onde fazeres e festas se misturam, compondo parte de inúmeras vidas, sendo por vezes extensões de seus lares, ou até mesmo uma outra moradia.
Descrição: SILVA, A. P. R. da. Sabores e saberes: memórias e sociabilidades das casas de farinha (Paraíba 1960-1980). 2022, 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27108
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Rodrigues da SilvaPDF - Ana Paula Rodrigues da Silva609.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito792.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.