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dc.contributor.authorFaria, Maisa de Araújo-
dc.date.accessioned2022-07-26T15:13:18Z-
dc.date.available2022-07-26T15:13:18Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27112-
dc.descriptionFARIA, Maísa de Araújo. O ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensada. 2022. 31. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa ainda se encontra centrado no ensino da norma padrão, ou seja, no emprego das regras gramaticais de maneira descontextualizada, o presente trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre mecanismos que contribuam para um ensino de gramática normativa que promova o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, a fim de fazer uma análise sobre um ensino da gramática que auxilie no desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes. Para tanto, é necessário refletir sobre os equívocos que ainda predominam na escola em relação às aulas de Língua Portuguesa; apresentar reflexões teóricas que culminem em um ensino contextualizado e produtivo da gramática normativa e expor os desafios e obstáculos que inviabilizam um ensino real da gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoiou nas orientações teóricas de Antunes (2003, 2007), Marcuschi (2001, 2008), Carvalho e Ferrarezi (2018), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Nossas discussões apontaram para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são passados para os alunos, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao aluno um ensino produtivo e desenvolvedor de uma percepção mais ampla acerca do ensino- aprendizagem de gramática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.titleO ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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