Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Maisa de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T15:13:18Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26T15:13:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27112 | - |
dc.description | FARIA, Maísa de Araújo. O ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensada. 2022. 31. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa ainda se encontra centrado no ensino da norma padrão, ou seja, no emprego das regras gramaticais de maneira descontextualizada, o presente trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre mecanismos que contribuam para um ensino de gramática normativa que promova o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, a fim de fazer uma análise sobre um ensino da gramática que auxilie no desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes. Para tanto, é necessário refletir sobre os equívocos que ainda predominam na escola em relação às aulas de Língua Portuguesa; apresentar reflexões teóricas que culminem em um ensino contextualizado e produtivo da gramática normativa e expor os desafios e obstáculos que inviabilizam um ensino real da gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoiou nas orientações teóricas de Antunes (2003, 2007), Marcuschi (2001, 2008), Carvalho e Ferrarezi (2018), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Nossas discussões apontaram para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são passados para os alunos, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao aluno um ensino produtivo e desenvolvedor de uma percepção mais ampla acerca do ensino- aprendizagem de gramática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Competência comunicativa | pt_BR |
dc.title | O ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensada | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Maísa de Araújo Faria | PDF- Maísa de Araújo Faria | 306.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF- Termo de depósito | PDF- Termo de depósito | 210.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.