Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27133
Título: A escola em tempos de pandemia: estudo de caso no ensino remoto de Física
Autor(es): Silva, Brenda Kirsia de Sousa
Palavras-chave: Ensino remoto
Tecnologias digitais
Escolas públicas do ensino médio
Ensino de física
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: Com o advento da pandemia, os sistemas de ensino em todo mundo buscaram adaptar-se a uma nova realidade global. No Brasil não foi diferente, rapidamente o cenário educacional adotou o Ensino Remoto como sendo o novo modelo de ensino acadêmico para milhões de estudantes. O desafio foi iminente, professores e alunos tornaram-se autodidatas no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC) em tempo recorde, pois não havia tempo a perder. Do ponto de vista metodológico, o processo educacional passou a acontecer “fora da sala de aula”. As tecnologias digitais de informação e comunicação, tais como: plataformas do Google, simuladores, aplicativos, jogos e outros mais ganharam visibilidade nacional. Com as tecnologias digitais foi possível trabalhar várias áreas do conhecimento, e muitos alunos e professores as considera de fácil interação, proporcionado maior interação mental, tornando o ensino mais divertido e muitas vezes até recreativo. Acredita-se que a facilidade na aprendizagem pode auxiliar aspectos como o raciocínio lógico e a memória, promovendo o desenvolvimento intelectual. Nosso trabalho de pesquisa tem como base a escola estadual “Francisco de Sá Cavalcante”, do município de Paulista-PB. Questionamos professores e alunos dessa escola no intuito de compreender qual posicionamento acadêmicos deles sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação quando usavam jogos, simuladores e aplicativos como ferramenta mediadora do processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto. A escolha por esse tipo de pesquisa se deu pelo fato do design de uma construção teórica e prática, visando analisar pontos chaves no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos que está pesquisa é do tipo quali-quantitativa que tem como foco a análise das percepções dos estudantes e professores com relação ao ensino remoto e os meios que promovem a facilitação da aprendizagem. Concluímos que mesmo com as facilidades que encontramos nas plataformas digitais, o ensino da Física de forma remota deve ser reformulado, para atender as necessidades e dificuldades dos alunos.
Descrição: SILVA, B. K. S. A escola em tempos de pandemia: estudo de caso no ensino remoto de Física. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27133
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brenda Kirsia de Sousa SilvaTCC - Brenda Kirsia de Sousa Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito915.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.