Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27142
Título: A importância da governança corporativa em conjunto com a auditoria interna nas empresas estatais brasileiras
Autor(es): Souto, Guilherme Chaves de
Palavras-chave: Governança corporativa
Auditoria interna
Empresa estatal
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: O referido artigo teve como objetivo principal mostrar através de uma revisão bibliográfica e na legislação, acerca do tema, da relevância dos papéis, funções, conceitos teóricos e legal, sobre a governança corporativa e auditoria interna para as empresas estatais brasileiras, definiu as práticas e procedimentos utilizados tanto na governança corporativa como na auditoria interna, como ferramenta de gestão, auxiliando a administração na criação de valor para entidade. Nesse contexto, a pesquisa caracteriza-se quanto ao objetivo e a abordagem como descritiva e qualitativa, já em relação aos procedimentos se configura como documental e bibliográfica, sendo feito um levantamento em livros, artigos, revistas, sites e na legislação vigente, trazendo um conceito envolvido sobre o tema. Fica evidente a relevância da implementação de uma boa governança corporativa, a qual se torna uma das principais ferramentas dentro de uma organização, uma vez que busca otimizar o desempenho da companhia e resguardar os direitos de todas as partes interessadas, com ajuda de uma auditoria interna eficiente trabalhando na avaliação, consultoria, análises e levantamentos para definir a adequação e eficiência dos sistemas de controles internos, de gerenciamento de risco e de informação da entidade.
Descrição: SOUTO, G. C. DE. A importância da governança corporativa em conjunto com a auditoria interna nas estatais brasileiras. 28f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27142
ISSN: CDD 658.4
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito534.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- GUILHERME CHAVES DE SOUTO..pdfPDF- GUILHERME CHAVES DE SOUTO.876.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.