Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27144
Título: Curta-metragem como recurso didático para aulas de língua espanhola
Autor(es): Campos, Jessica dos Santos
Palavras-chave: Recursos didáticos
Curta-metragem
Língua espanhola
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: Este trabalho discorre sobre a importância do curta-metragem como um recurso didático nas aulas de língua espanhola. Justifica-se porque há muitos trabalhos que versam sobre filmes (longas-metragens), mas poucos sobre curta-metragem, que tendem a ser uma produção cinematográfica mais curta e possíveis de se trabalhar na carga horária semanal do componente que costuma ser de uma hora/aula. Tem como objetivo geral investigar como os curta-metragens auxiliam na construção de uma aula comunicativa e reflexiva de língua espanhola. Objetivamos também observar os principais recursos didáticos utilizados em sala de aula por professores em aulas de língua espanhola; verificar como os recursos didáticos podem favorecer a construção de uma boa didática em sala de aula; sugerir como o curta-metragem enquanto recurso didático poderá auxiliar no desenvolvimento de uma aula interativa e participativa. Com base nesses objetivos produzimos uma proposta didática que tem por foco o uso do curta-metragem “Cuerdas”, disponível no YouTube. Através do curta-metragem podem ser abordadas várias reflexões através de temas diversos que podem ser abordados dentro da sala de aula. A pesquisa qualitativa e bibliográfica está respaldada pelo referencial teórico baseado nas contribuições de Machado, Blumentritt (2018) Santana (2004) Arcanjo, Santos, Silva (2010) Tedesco (1998) e Souza (2010). Conclui-se que o curta-metragem como recursos didáticos no ensino de língua espanhola são ferramentas potenciais para o processo de ensino-aprendizagem e no auxílio da compreensão dos discentes dentro da sala de aula. Desse modo, a fim de se obter um maior aproveitamento da referida ferramenta, torna-se necessária a compreensão da sua importância.
Descrição: CAMPOS, J. S. Curta-metragem como recurso didático para aulas de língua espanhola. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27144
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessica dos Santos Campos.pdfPDF - Jessica dos Santos Campos899.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito162.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.