Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27149
Título: Avaliação do Desempenho Produtivo de Ovinos Durante o Período Seco
Autor(es): Cunha, Wellington Andrade da
Palavras-chave: Cordeiros
Mestiços
Pastagem nativa
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: Objetivou-se avaliar o desempenho de ovinos mestiços da raça Dorper no período de amamentação durante a época seca. Foram utilizados animais do sistema de produção de corte, Campus IV da UEPB em Catolé do Rocha-PB. Para o estudo foram utilizados 13 ovelhas mestiças Dorper a (87,5% + 12,5% Santa Inês) e suas respectivas crias, que somaram 19 ovinos jovens mestiços, sendo, 08 são machos e 11 fêmeas. Os dados das variáveis que compõem o desempenho das ovelhas e suas crias foram coletadas ao nascer, aos 30, 60 e 90 dias de amamentação. Os animais foram submetidos ao manejo alimentar a pasto, tendo a vegetação nativa ( herbáceas/arbustiva) como a principal fonte de forragem. Vale ressaltar que essas forrageiras se apresentavam com baixo valor nutritivo durante o período de amamentação devido a época seca, e quando a área destinada ao pastejo foi constatada que não estava mais suprindo as exigências nutricionais das ovelhas, foi fornecido o sal proteinado e volumoso a base de silagem de milho. Os cordeiros apresentaram maior peso vivo, maior ganho de peso médio diário e escore corporal aos 90 dias de amamentação, quando comparados com as cordeiras do mesmo grupo genético. As fêmeas ovinas paridas e suas crias quando submetidas ao manejo tradicional do semiárido paraibano durante o período seco do ano, necessitam de suplementação estratégica volumosa por meio de silagem e proteico-energética pelo fornecimento de sal proteinado, visando o desempenho satisfatório na fase de amamentação.
Descrição: CUNHA, Wellington Andrade da. Avaliação do desempenho produtivo de ovinos durante o período seco. 33f. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Agronomia), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27149
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Wellington Andrade da CunhaPDF- Wellington Andrade da Cunha1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito560.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.