Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27150
Título: O turismo como fator de desenvolvimento do espaço geoconômico do município de Bananeiras-PB
Autor(es): Lopes, Felipe Soares
Palavras-chave: Bananeiras-PB
Desenvolvimento
Geoeconomia
Turismo
Data do documento: 14-Jul-2022
Resumo: A pesquisa e realização deste trabalho foram realizadas entre os meses de dezembro de 2021 e junho de 2022 durante a execução do componente curricular TCC, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus III da cidade de Guarabira- PB. Nas últimas décadas, o turismo foi passando por modificações e adotou um papel de extrema importância econômica para os lugares onde é realizado. Com a intensificação dessa atividade, a geoeconomia do lugar também sofre modificações e com isso, o município se desenvolve espacial e economicamente. O presente estudo se justifica como uma forma de analisar e identificar como a atividade turística pode, ao longo dos anos, favorecer o desenvolvimento físico e econômico do município de Bananeiras-PB, fazendo com que ele se destacasse em níveis regional e nacional, e tem o objetivo de analisar as transformações espaciais e econômicas ocorridas no município de Bananeiras-PB, decorrentes da atividade turística realizada no seu espaço. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se referencial teórico, pesquisa de campo e em softwares de imagens de satélites (Google Earth), a fim de fotografar, analisar e comparar as modificações ocorridas nestes espaços desde o período de ascensão econômica do município de Bananeiras-PB em virtude da produção cafeeira, até os dias atuais (1922-2022). Como aporte teórico, buscou-se autores/as estudiosos/as do turismo a exemplo de Bosisio (2005), Colantuono (2015), Panosso Neto (2009) e Silva (2004), além de autores como Coriolano (2006), Peixe (2010) e Tomé (2018), que abordam em seus estudos a relação do turismo com desenvolvimento local e, ainda, Fernandes (2014) e Paulino (2007) na intenção de contextualizar a história e o desenvolvimento do município em questão. A pesquisa teórica associada à pesquisa de campo nos possibilitou compreender como o município de Bananeiras, através da sua história e características naturais, adquiriu grande importância turística para o Brejo Paraibano e como a atividade turística foi modificando a geoeconomia desse lugar. Ao fim, é possível identificar as principais mudanças ocorridas no espaço geoeconômico do município de Bananeiras-PB em virtude do crescimento do turismo no município.
Descrição: LOPES, F. S. O turismo como fator de desenvolvimento do espaço geoeconômico do município de Bananeiras-PB. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27150
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Soares LopesPDF - Felipe Soares Lopes5.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito292.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.