Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27154
Título: O livro didático de sociologia e a produção do saber sociológico
Autor(es): Santos, Antonia Sabrina Henrique dos
Palavras-chave: Saber sociológico
Livro didático
Docência
Ensino médio
Data do documento: 15-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho buscar compreender a construção do saber sociológico no ensino médio, no livro didático na abordagem de temáticas relacionadas à realidade social brasileira, apontando como o conteúdo presente neste material didático, contribui para a formação educativa de estudantes do ensino médio e suas leituras críticas da realidade social, a partir da sala de aula. O objetivo geral é analisar o livro didático de Sociologia como na formação educativa de jovens do ensino médio e na prática docente na construção do saber sociológico em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que utilizou-se como instrumentos de pesquisa o livro didático, documentos relativos a temática em discussão. Foi feita uma análise exploratória e bibliográfica do conteúdos propostos no material didático pesquisado. Como referência teórica na construção desta pesquisa trabalhamos a partir dos estudos de Gatti (2013), Meucci (2000), Zanard (2013) e aos documentos que embasam a educação nacional, a saber: PNLD (2018), OCME (2006), BNCC (2018) fundamentais para o progresso da educação. Dessa maneira, esse suporte teórico contribuiu significadamente para a compreensão e importância da presença da Sociologia enquanto disciplina no ensino médio.
Descrição: SANTOS, A. S. H. O livro didático de sociologia e a produção do saber sociológico. 2022. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27154
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL- ANTONIA SABRINA HENRIQUE DOS SANTOS 1205.pdfANTÔNIA SABRINA HENRIQUE DOS SANTOS747.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdfTermo de Depósito442.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.