Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Policarpo, Edvania Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T23:36:22Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T23:36:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.issn | CDD 378 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27156 | - |
dc.description | POLICARPO, E. S. Garatujas, rabiscos e formas: o desenho na educação infantil. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como principal objetivo analisar a importância do desenho na Educação Infantil. É uma pesquisa de caráter quantiqualitativo, na qual utilizou-se, como técnicas para produção dos dados a pesquisa bibliográfica e um questionário elaborado no google forms. O mesmo foi enviado para vários grupos de whatsapp de professores de Educação Infantil, dentre estes, 11 professoras responderam. As principais referências teóricas são: Brasil (2017); Gobbi (2014); Macêdo (2014); Melo (2005); Sarmento (2009). Os resultados analisados evidenciaram que as professoras planejam e propõem atividades de desenhos para suas respectivas turmas e evidenciam um conhecimento das Artes Visuais, especialmente do desenho como sendo essencial para o desenvolvimento da coordenação motora, como forma de expressão, criatividade e imaginação. Todavia, observamos que as docentes valorizam mais a realização de desenhos livres, e não compreendem o desenho enquanto dimensão cultural, portanto como um objeto a ser ensinado e/ou aprendido. Diante do exposto concluímos que há uma necessidade de as professoras aprenderem/ compreenderem o desenho como uma produção cultural e simbólica, através da qual as crianças representam a realidade, a cultura em geral e as culturas infantis, dentre outras dimensões presentes no seu contexto sociocultural. Neste sentido, sugerimos que os gestores públicos e privados das instituições, nas quais estas docentes atuam implementem formações continuadas na área de desenvolvimento humano, linguagens e Artes Visuais e ou plásticas visando um conhecimento mais profundo sobre as crianças e sobre currículo na/ para a Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Desenho. Desenvolvimento Infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Garatujas, rabiscos e formas: o desenho na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC COMPLETO EDVANIA. (2).pdf | EDVANIA SOARES POLICARPO | 401.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC (2).pdf | Termo de Depósito | 68.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.