Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Linhares, Raíssa Flávia Dutra | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T11:39:16Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T11:39:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27167 | - |
dc.description | LINHARES, Raíssa Flávia Dutra. A importância das histórias em quadrinhos na formação do leitor. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história em quadrinhos (HQ) é um gênero de linguagem verbal e não-verbal, também conhecida como linguagem mista. Por longos anos a HQ foi discriminada e afastada do meio infantil e infanto-juvenil, bem como da sala de aula, pois era vista pela aristocracia como um meio de distanciar as crianças e os jovens da leitura, contribuindo para o déficit da aprendizagem dos alunos. Após muitos acontecimentos e renegação, as HQ’s começaram a adentrar nas escolas sendo utilizadas em livros didáticos, estimulando à leitura no meio estudantil. Assim, por acreditar-se que as histórias em quadrinhos são importantes, o presente trabalho tem como finalidade analisar as histórias em quadrinhos como um recurso pedagógico atrativo para auxiliar na formação do leitor e no desenvolvimento da escrita, criatividade e criticidade. Desse modo, nos questionamos como as histórias em quadrinhos podem contribuir positivamente para o ensino/aprendizagem do leitor? Pretende-se responder a essa pergunta através de uma investigação subsidiada por pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica baseada em Bakhtin (2003), Vergueiro (2020), Ramos (2021), entre outros. Dessa maneira, evidenciou-se que a história em quadrinhos pode ser um forte instrumento pedagógico para o crescimento e aprimoramento cognitivo do leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.title | A importância das histórias em quadrinhos na formação do leitor | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raíssa Flávia Dutra Linhares | PDF - Raíssa Flávia Dutra Linhares | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 103.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.