Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27175
Título: Geografia, ciclismo de aventura e paisagem
Autor(es): Silva, Severino do Ramo
Palavras-chave: Ciclismo
Geografia
Paisagem
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Este trabalho apresenta uma temática relevante que é a relação da bicicleta com a Geografia no contexto de encontros dos envolvidos com as diferentes paisagens. Uma vez que, esta modalidade, tanto é um esporte de lazer que consiste na prática de pedalar e de conhecer novos ambientes, através do uso da bicicleta de forma não competitiva, mas sim para realizar passeios e viagens buscando usufruir de um lazer, como uma alternativa de aproveitamento para conscientização ambiental e qualidade de vida. Foi feito um breve histórico sobre a invenção da bicicleta e sua chegada no Brasil, assim como o conceito de ciclismo e seu desenvolvimento no Brasil e no mundo, como também a importância de conhecimentos que o praticante deve ter ao se preparar para uma viagem ciclo-ecológica, para tornar a prática, uma atividade segura e saudável. O objetivo deste trabalho foi de analisar o aumento de uso da bicicleta como meio de transporte para a realização do ciclismo de aventuras ressaltando o aumento dos grupos ciclistas da cidade de Guarabira-PB, na última década, a partir da pesquisa realizada com os integrantes destes grupos, assim como também, viabilizar a visitação aos principais atrativos, em que o pesquisador esteve diretamente envolvido, através de uma nova forma de conhecer e percorrer seus trajetos tendo como a bicicleta o meio de transporte utilizado por estas equipes. Como considerações finais, a pesquisa mostrou a importância das atividades ciclísticas, em Guarabira e nas regiões imediatas e intermediarias, ultrapassando estes limites até o litoral paraibano e norte-rio-grandense.
Descrição: SILVA, S. do R. Geografia, ciclismo de aventura e paisagem. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27175
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino do Ramo SilvaPDF - Severino do Ramo Silva3.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito463.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.