Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Vitória Taísa Bertoldo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T16:03:36Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T16:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27179 | - |
dc.description | OLIVEIRA, V. T. B. Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As relações entre literatura e cinema, embora muitas, são muito perceptíveis nas adaptações cinematográficas de romances literários. As produções dos dois meios têm dois pontos centrais que costumam ser comuns em ambas as obras: o fio narrativo das histórias e o emprego de personagens que conduzam as ações ficcionais. O presente trabalho tem por objetivo principal analisar de modo comparativo as representações femininas no romance A vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha (2016) e sua adaptação fílmica denominada A vida invisível de Karim Aïnouz (2019). Partindo de uma abordagem qualitativa e uma metodologia interpretativista de cunho comparatista, as análises tomam como aporte teórico a teoria da adaptação e as considerações acerca das relações entre a linguagem literária e a fílmica, a partir de Stam (2006, 2008) e Hutcheon (2013), e a teoria de personagem e suas funções para a narratologia, com as discussões de Dalcastagnè (2005), Rosenfeld (2014), e Assis Brasil (2019). As análises, inicialmente, abrangem as diversas personagens e alguns aspectos narrativos das obras e, em seguida, são especificadas com base em duas personagens centrais, as irmãs Eurídice e Guida Gusmão. Por fim, o diálogo entre o filme e o livro revela aspectos tanto de convergência quanto de divergência. As personagens femininas são construídas com base nas limitações impostas pela opressão masculina da sociedade representada, o que as condicionam a espaços subalternos. Entretanto, as personagens não se limitam unicamente a esses espaços, mas utilizam os meios que estão ao alcance para se desfazer das amarras pré-definidas, como por fim tentamos demonstrar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Anacã Rupert Moreira Cruz e Costa Agra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Representações do feminino | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.title | Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitória Taísa Bertoldo de Oliveira.pdf | TCC - Vitória Taísa Bertoldo de Oliveira | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Vitória Taísa.pdf | Termo de Depósito - Vitória Taísa | 155.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.