Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27210
Título: Percepção dos micro e pequenos empresários em relação aos serviços prestados pelo profissional contábil: um estudo nas três maiores cidades do Cariri Paraibano, Serra Branca, Sumé e Monteiro (entre os anos de 2020 a 2022)
Autor(es): Menezes, Maria do Socorro da Silva
Palavras-chave: Serviços contábeis
Contador
Empresários
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Com o objetivo de conhecer a percepção dos Micro e Pequenos empresários quanto aos serviços prestados pelo profissional contábil e com a questão: Qual a percepção dos micros e pequenos empresários em relação aos serviços prestados pelos contadores nas três maiores cidades do Cariri Paraibano: Serra Branca, Sumé e Monteiro, este estudo detém de uma importância na viabilização dos serviços ofertados buscando como especificar e dimensionar as informações que tenham mais demanda de utilização, a fim de reduzir problemas advindos dos serviços prestados e ampliar os conhecimentos na área contábil. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como: exploratória descritiva, elaborada por meio de uma investigação de campo cujos dados aplicados no questionário foram coletados a partir da amostra de (27) Micro e Pequenos Empresários no exercício de suas funções, que se propuseram a participar da pesquisa, escolhidos por números de habitante nas três maiores cidades do Cariri: Monteiro, Sumé e Serra Branca, localizadas no interior do estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: 83% dos entrevistados são do sexo feminino e 17% do sexo masculinos, que em Monteiro 67% dos entrevistados são MEI e 33% são ME, em Sumé tem uma divisão mais precisa 50% MEI e 50% ME, já em Serra Branca 83% são ME e 17% MEI. As análises foram efetuadas utilizando-se das informações de quais procedimentos contábeis são mais utilizados pelos gestores e de quais são ofertados pelos profissionais da área, com intuito de que adotem e identifiquem os desvios tornando assim pertinente para corrigir os problemas e evitar recorrência. Quanto à importância desses procedimentos entre a utilização e a percepção pelos micros e pequenos empresários os resultados evidenciam a importância dos procedimentos no processo das análises. Conclui-se, portanto, que para identificar as divergências e possibilitar a correção das não conformidades, é necessário a plena utilização e comprometimento pelos profissionais da área no controle nestes pequenos empreendimentos auxiliando-os de maneira correta. Palavra-chave: Serviços Contábeis. Contador. Empresários.
Descrição: MENEZES, M. S. S. Percepção dos micro e pequenos empresários em relação aos serviços prestados pelo profissional contábil: um estudo nas três maiores cidades do Cariri Paraibano, Serra Branca, Sumé e Monteiro (entre os anos de 2020 a 2022). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27210
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro da Silva Menezes.pdfPDF - Maria do Socorro da Silva Menezes565.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito517.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.