Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27213
Título: Barômetro ontem e hoje: significados e usos
Autor(es): Cruz, Wellerson da Silva
Palavras-chave: Vácuo
Barometro de Torricelli
Dessalinização
Pressão atmosferica
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Neste trabalho discutimos como o barômetro de Torricelli, passou de um aparato quase “filosófico” no século XVII, por discutir existência do vácuo, para um objeto quase invisível no século XXI, em um âmbito do Laboratório de Referência em Dessalinização – LABDES/UFCG. O estudo consiste em analisar o objeto que se encontra nesse local e caracteriza-lo segundo sua aquisição, como foi parar no ambiente? Para que está servindo? Se tem alguma finalidade nesse ambiente. O trabalho foi realizado em três etapas: inicialmente foi feita a tradução de dois trabalhos que relatam os primeiros usos do instrumento no século XVII. Com as traduções e levantamento bibliográfico, foi possível compreender o funcionamento do Barômetro em relação a seu tempo. Logo depois foi descrito o instrumento do LABDES/UFCG e buscamos por vestígios de sua utilidade, origem e aquisição. Como não foi encontrado registros específicos de sua aquisição e utilidade, o professor responsável pelo laboratório foi entrevistado, tentando entender, a partir de seu relato, a presença do instrumento. Ao longo do tempo a utilização do barômetro mudou, e atualmente não se tem uma funcionalidade especifica para o barômetro, pois existem várias formas de ver a pressão atmosférica em variados locais do mundo por meio de um smartphone.
Descrição: CRUZ, Wellerson da Silva. O barômetro de Torricelli ontem e hoje: usos e significados. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27213
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wellerson da Silva CruzTCC - Wellerson da Silva Cruz779.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito434.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.