Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27214
Título: Influência do alongamento no desempenho da corrida de rua
Autor(es): Santos, Ramon Ramyres Soares dos
Palavras-chave: Alongamento
Atividade física
Corrida de Rua
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Em geral, o desenvolvimento insuficiente da amplitude de movimento como resultado do encurtamento da musculatura é considerado um fator que impede ou dificulta o aprendizado de certas habilidades motoras e o desenvolvimento ou aplicação de outras qualidades motoras básicas, como força, coordenação, velocidade e resistência. A literatura ainda não deixou claro o benefício do alongamento realizado antes de iniciar uma corrida, tendo em vista que esse alongamento é utilizado na intenção de preparar uma musculatura para receber um estimulo, melhora de desempenho e redução dos riscos de lesões. Essa pesquisa bibliográfica tem como objetivo verificar os efeitos do alongamento realizado antes de iniciar uma sessão de treinamento ou competição, no desempenho na corrida de rua. As bases eletrônicas consultadas foram: PubMed, LILACS, SCIELO e Google Acadêmico. Para a seleção dos estudos foram avaliados os títulos e os resumos (abstracts) dos 184 artigos identificados na busca inicial. Com os resultados deste estudo podemos concluir que a utilização de uma rotina de alongamento realizada antes de iniciar uma corrida de rua, pode não ser prejudicial nos parâmetros de desempenho, quando este é executado com estímulos de curta duração, método rotineiramente utilizado por atletas recreativos.
Descrição: SANTOS, Ramon Ramyres Soares dos. Influência do alongamento no desempenho da corrida de rua. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27214
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ramon Ramyres Soares dos Santos.pdfTCC - Ramon Ramyres Soares dos Santos703.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito512.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.