Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27226
Título: O uso do laser de Er: YAG associado à fotobiomodulação no tratamento de herpes labial recorrente: relato de caso
Autor(es): Silva, Renally Leite da
Palavras-chave: Herpes Labial
Laser Er-YAG
Saúde Bucal Irradiação a Laser de Baixa Potência
Laserterapia
Data do documento: 11-Jul-2022
Resumo: A herpes labial recorrente (HLR) é uma condição que afeta mais da metade da população mundial e tem como sinais clínicos pequenas vesículas que se rompem formando úlceras e evoluindo para crostas, com consequente cicatrização tecidual. O tratamento mais comum é realizado com antivirais, contudo com o aumento da resistência dos micro-organismos, o uso do laser vem se tornando comum na prática odontológica devido ao avanço da tecnologia e das evidências científicas de sua efetividade. O objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de tratamento da HLR utilizando o laser de alta potência (LAP) de Er: YAG em associação à fotobiomodulação (FBM) com o laser de diodo de baixa potência, mostrando as vantagens e desvantagens da utilização desses lasers no caso em questão. Paciente do sexo feminino, 49 anos de idade, branca, procurou o serviço privado queixando-se de ardência e bolhas em lábio superior. Durante a anamnese, relatou que já teve episódios anteriores e que estes ocorriam com a exposição solar e estresse. Ao exame físico intrabucal, observou-se vesículas em vermelhão do lábio superior, próximo à comissura do lado esquerdo; edema e eritema na região. Diante do diagnóstico de HLR, optou-se pela drenagem das vesículas presentes e descontaminação na região com laser de Er:YAG, nos dois primeiros dias e, utilização da FBM nos dias subsequentes. A paciente apresentou uma reepitelização total da área acometida no sétimo dia. O uso do LAP associado a FBM se mostrou eficaz no tratamento da HLR, contribuindo na redução do edema e em um maior conforto a paciente.
Descrição: SILVA, Renally Leite da. O uso do laser de Er: YAG associado à fotobiomodulação no tratamento de herpes labial recorrente: relato de caso. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27226
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renally Leite da SilvaTCC - Renally Leite da Silva820.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito215.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.