Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27231
Título: Brioflora de uma área de restinga do litoral paraibano (Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo)
Autor(es): Vieira, Kananda Mikaela Pereira
Palavras-chave: Briófitas
Ambiente costeiro
Musgos
Hepáticas
Data do documento: 27-Jun-2022
Resumo: As briófitas são plantas avasculares, únicas plantas a apresentarem o gametófito como fase permanente, e possuem adaptações morfológicas que as conferem a habilidade de habitar em diversos ecossistemas, entre eles, as restingas. O principal objetivo do trabalho foi realizar um levantamento brioflorístico de um importante fragmento de ambiente costeiro, a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (PB). Utilizando o método de varredura com esforço amostral de 8 horas/ dia explorou-se todos os substratos de ocorrência de briófitas e coletaram-se amostras de 10cm2, sendo as espécies identificadas em laboratório. Após análise florística, as briófitas foram classificadas quanto à tolerância à luz solar e a sua forma de crescimento, além de serem fornecidos dados de distribuição mundial e no Brasil. Das 159 amostras coletadas, foram registradas dez espécies de briófitas. As famílias de maior abundância foram Lejeuneaceae - hepática (45,4%) e Calymperaceae - musgo (38,1%), comuns em florestas tropicais. O padrão de distribuição das espécies mostrou que as generalistas predominaram (93,3%) sobre as especialistas de sol (6,7%); quanto à forma de vida, a trama prevaleceu (51,7%); e troncos vivos foi o substrato preferencial (81,9%). A estrutura da comunidade de briófitas da FLONA de Cabedelo se estabeleceu de maneira a alcançar maior eficiência para sobreviver nesse ambiente costeiro, sejam na floresta mais fechada, clareiras, e no mangue. A composição brioflorística na qual se encontra espécies cosmopolitas e resistentes à escassez de água, que possuem um nicho mais amplo e consequentemente consegue se adaptar a diversas condições ambientais, indica que há um relativo grau de antropização na área.
Descrição: VIEIRA, Kananda Mikaela Pereira. Brioflora de uma área de restinga do litoral paraibano (Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo). 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27231
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kananda Mikaela Pereira Vieira.pdfTCC - Kananda Mikaela Pereira Vieira. pdf7.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito. pdf166.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.