Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27243
Título: Associação da fotobiomodulação tecidual e terapia fotodinâmica antimicrobiana na cicatrização após múltiplas exodontias em paciente pós-radioterapia na região de cabeça e pescoço - relato de caso
Autor(es): Vidal, Ana Carolina Fechine
Palavras-chave: Radioterapia
Terapia a laser
Osteorradionecrose
Saúde bucal
Data do documento: 11-Jul-2022
Resumo: As exodontias pós-radioterapia são consideradas procedimentos de alto risco para o desenvolvimento da osteorradionecrose, condição caracterizada pelo processo necrótico do osso induzido por altas doses de radiação. Alternativas como a combinação da fotobiomodulação (FBM) e terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDa) mostraram resultados promissores na prevenção da doença. O objetivo do presente estudo foi relatar um caso clínico envolvendo o uso da FBM e TFDa no manejo da cicatrização tardia após múltiplas exodontias em paciente irradiado na região de cabeça e pescoço. Este trabalho constitui-se em um relato de caso clínico, com abordagem qualitativa. Paciente do sexo masculino, 62 anos de idade, procurou o serviço com queixa de dentes fraturados, dificuldade de mastigação e comprometimento estético. Há 10 anos, foi diagnosticado com Carcinoma de Células Escamosas infiltrativo em borda de língua e foi submetido a radioterapia. Ao exame físico intrabucal, observou-se cárie e reabsorção óssea extensa nos dentes 43, 42 e 33 e, fratura da coroa do dente 34, assim, optou-se por realizar as exodontias dos mesmos em duas etapas. Após o procedimento, realizou-se a FBM com Laser DUO® (MM Optics Ltda São Carlos, SP, Brazil) de baixa potência com comprimento de onda de 660 nm e energia de 0,5 J em toda a área suturada e, irradiação da região de tábuas ósseas vestibular e lingual com comprimento de onda 808 nm e 1 J. Associada à FBM, foi realizada a TFDa com azul de metileno 0,01 %, irradiando com comprimento de onda de 660 nm e 4 J. A FBM associada a TFDa apresentou-se como uma modalidade eficaz e segura, não havendo intercorrências em ambas cirurgias, e o paciente não relatou dor ou qualquer desconforto no período pós-operatório. O paciente foi reabilitado com próteses total superior e inferior, sendo preservado há cinco meses, sem sinal de necrose óssea, ou qualquer outra alteração.
Descrição: VIDAL, Ana Carolina Fechine. Associação da fotobiomodulação tecidual e terapia fotodinâmica antimicrobiana na cicatrização após múltiplas exodontias em paciente pós-radioterapia na região de cabeça e pescoço: Relato de caso. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27243
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carolina Fechine VidalTCC - Ana Carolina Fechine Vidal665.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito203.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.