Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, José Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T12:38:00Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T12:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27250 | - |
dc.description | ARAÚJO, José Lima de. A poesia no 9° ano do ensino fundamental a partir de sequência didática. 60f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta de produção do gênero textual poema é pouco desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, pois muitos professores apresentam uma visão equivocada em relação ao referido gênero, considerando-o difícil e pouco interessante para os alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em discutir a produção de poemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de São Bento/PB, através de uma proposta de intervenção por meio de sequência didática de forma a despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelo desenvolvimento da produção de poemas, com base na sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa teórica foi realizada com base nas concepções de Bezerra (2007), Marcuschi (2008), Pinheiro (2018), Fleck (2003), Freire (1993), Bakhtin (2011) e Araújo (2013). Logo, o estudo mostrou a importância de se trabalhar a produção do gênero poema; e, a sequência didática desenvolvida, buscou tornar as aulas mais motivadoras, contribuindo para que os professores compreendessem o referido gênero como uma alternativa dinâmica para se trabalhar em sala de aula. Foi possível inferir que o trabalho com a poesia na sala de aula facilita e favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Palavras-chave: Sequência didática. Gênero textual. Poema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Eianny Cecília Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.title | A poesia no 9º ano do ensino fundamental a partir de sequência didática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Lima de Araújo | PDF - José Lima de Araújo | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 135.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.