Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27255
Título: O filme de ficção como um veículo de disseminação de temas científicos: Um estudo da obra “O Homem do Futuro”
Autor(es): Neves, Elisandra Oliveira das
Palavras-chave: Cinema
Filmes de ficção
Ensino de Ciências e Artes
Conhecimento científico
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Este artigo trata de um estudo sobre uma obra cinematográfica de ficção científica, em que temos como objeto de estudo o filme “O Homem do Futuro”. Optamos por um trabalho bibliográfico de natureza qualitativa, em que nos apropriamos de algumas leituras com fins de adquirir fundamentos teóricos sobre a relação Ciência e Arte, com um olhar para a sétima arte, o cinema, atentando-se ao mesmo enquanto instrumento de disseminação de conhecimento. O artigo encontra-se estruturado em cinco tópicos, os quais denominamos de “Sequência”, por se tratar de um trabalho relacionado ao cinema, que se utiliza dessa nomenclatura para dimensionar partes da criação da obra. Assim trazemos na primeira sequência, uma revisão sobre Ciência e Arte no Ensino, na segunda sequência algumas considerações sobre o cinema na escola. A terceira sequência trata da metodologia do trabalho, na quarta sequência discorremos acerca da análise da obra “o homem do futuro”, e por fim, tecemos algumas considerações sobre o estudo. Percebemos que a partir da exploração do filme, o professor pode planejar atividades para discutir temáticas e assim contribuir para a construção do conhecimento científico a partir da arte.
Descrição: NEVES, Elisandra Oliveira Dias. O filme de ficção como um veículo de disseminação de temas científicos: um estudo da obra “O Homem do Futuro”. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27255
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elisandra Oliveira Das NevesTCC - Elisandra Oliveira Das Neves679.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito116.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.