Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27258
Título: Desenvolvimento de armadilha compacta para monitoramento e captura do mosquito Aedes aegypti
Autor(es): Martins, Ellen Rachel de Almeida
Palavras-chave: Insetos
Arboviroses
Vigilância epidemiológica
Data do documento: 16-Jul-2021
Resumo: Diante dos desafios encontrados para o controle do mosquito Aedes aegypti, e juntamente com a falta de vacinas ou medicamentos antivirais contra as arboviroses transmitidas por esse mosquito, torna-se fundamental e necessária aplicar métodos alternativos de intervenção para controle vetorial. Além disso, o desenvolvimento de ferramentas para vigilância epidemiológica que possam desempenhar múltiplas funções como redução da taxa de transmissão através da captura, monitoramento do nível de infestação e redução da taxa de oviposição em criadouros no peridomicílio, podem propiciar novas estratégias para mitigar a proliferação das populações em áreas endêmicas. O presente estudo objetivou desenvolver um protótipo de armadilha para captura de fêmeas grávidas do A. aegypti, visando baixo custo para a fabricação e consequentemente a possibilidade da utilização em larga escala, o qual facilitará a obtenção de estimativas mais realistas do nível de infestação, além de possibilitar a remoção de fêmeas grávidas do peridomicílio, evitando a proliferação de mosquitos e ocasionando a redução do número de arboviroses. Desta forma o protótipo denominado MELT, tem como componentes básicos a reutilização de materiais plásticos, utilização de energia renovável para geração de luminosidade e iscas olfativas baseadas em compostos biológicos degradáveis. A validação do protótipo foi realizada em uma área de oficina mecânica na cidade de Campina Grande, Paraíba, por representar um local com alto índice de infestação do vetor, devido ao grande aglomerado de possíveis criadouros. Os testes em campo foram realizados por seis semanas consecutivas, e para cada teste foram utilizados seis protótipos; três com luz LED azul e as demais equipadas com luz LED branca, em conjunto com iscas olfatórias; fermento biológico ou casca de beterraba. Os resultados demonstraram a eficiência do protótipo em desenvolvimento no quesito atratividade, com armadilhas contendo oviposição nos tratamentos independentemente do estimulo visual ou olfatório. Também se evidenciou a perda da capacidade atrativa do protótipo quando os estímulos sensoriais foram utilizados de forma indepedente. Assim, MELT poderá representar uma possível estratégia alternativa para auxiliar as estratégias de saúde pública que visam reduzir a densidade populacional de insetos vetores e consequentemente a taxa de transmissão de arbovírus em áreas endêmicas.
Descrição: MARTINS, Ellen Rachel de Almeida. Desenvolvimento de armadilha compacta para monitoramento e captura do mosquito Aedes aegytpi. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27258
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ellen Rachel de Almeida MartinsTCC - Ellen Rachel de Almeida Martins696.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito84.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.