Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27261
Título: O acesso ao exame de mamografia no Brasil: o caso de João Pessoa
Autor(es): Bezerra, Hugo de Almeida
Palavras-chave: Administração Pública
Câncer de mama
Saúde pública
Data do documento: 21-Dez-2021
Resumo: O câncer de mama é um problema preocupante de saúde pública que está presente na realidade de muitas mulheres do nosso país. Pensar os impasses existentes dentro da administração pública, com o intuito de superá-los, é uma ação imperativa. Assim, este artigo objetiva discutir a dificuldade de acesso ao exame do câncer de mama vivida pela mulher residente em João Pessoa (PB). Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, de análise interpretativa argumentativa com o objetivo de trazer ao conhecimento da população feminina, a lei que assegura o direito ao exame mamográfico. Discute-se, a partir de autores como AGUDO, 2020, CASADO, 2021 e a presidente da ONG Amigos do Peito, Dra°Joana Marisa de Barros (CRM 4952-PB), a dificuldade orçamentária que a emenda constitucional n° 95 impõe à Administração Pública, mostrando as contradições na faixa etária para realização do exame mamográfico. Por fim, abre-se uma discussão tendo por base os dados de exames realizados na tentativa de propor soluções para que as pessoas tenham acesso mais rápido ao diagnóstico de forma precoce, primordial ao tratamento da patologia. A principal conclusão a que se chega é que é necessário ampliar e fortalecer o Sistema Único de Saúde brasileiro para que se consiga entregar um serviço de saúde adequado e universal.
Descrição: BEZERRA, Hugo de Almeida. O acesso ao exame de mamografia no Brasil: o caso de João Pessoa. 2021. 14p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27261
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo de Almeida Bezerra.pdfPDF - Hugo de Almeida Bezerra.pdf421.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito385.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.