Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27262
Título: Avaliação de impactos do ciclo de vida de reatores UASB tratando esgotos sanitários
Autor(es): Morais Junior, Ariel
Palavras-chave: ACV
UASB
Aquecimento global
Eutrofização
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: O Brasil enfrenta grandes dificuldades na universalização do saneamento básico. Mesmo em localidades onde pode haver coleta e tratamento dos efluentes domésticos, ainda existem complicações relacionadas aos impactos provenientes desses sistemas. Frequentemente, a decisão sobre a escolha do método de tratamento é baseada, exclusivamente, no critério do custo de instalação deixando de lado os impactos causados pela tecnologia adotada. Uma das formas de avaliar os impactos de maneira global, é através da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). A ACV é uma metodologia de apoio à tomada de decisão capaz de avaliar os impactos ambientais causados por um processo, produto ou serviço. O objetivo deste trabalho é avaliar o ciclo de vida de um reator UASB tratando esgoto sanitário. O reator estudado pertence à Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários (EXTRABES), sob a administração da Universidade Estadual da Paraíba. A unidade funcional é de 1 m3 de efluente tratado. Foi utilizado o software SimaPro® para realizar a Avaliação de Inventário de Ciclo de Vida (AICV). O método escolhido para caracterização foi o CML 2000. O estudo foi direcionado às categorias de impacto Aquecimento global e Eutrofização. Os resultados da análise apontaram dois pontos críticos na operação do reator, a geração e emissão do metano para a atmosfera e a elevada concentração de nutrientes no efluente final. O estudo também evidenciou a necessidade da construção de um banco de dados local robusto, que dê suporte a estudos mais aprofundados e em diferentes categorias de impacto.
Descrição: MORAIS JÚNIOR, Ariel. Avaliação de impactos do ciclo de vida de reatores UASB tratando esgotos sanitários. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27262
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ariel Morais JuniorTCC - Ariel Morais Junior651.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito465.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.