Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27267
Título: Uso e conhecimento de Cactaceas em uma comunidade rural do Cariri paraibano
Autor(es): Rodrigues, Rayane Costa
Palavras-chave: Cacto
Caatinga
Forragem
Etnobotânica
Data do documento: 12-Jul-2021
Resumo: As espécies da família Cactaceae são comumente utilizadas por populações rurais do semiárido brasileiro. As espécies são utilizadas para diversos fins, principalmente para o uso da forragem em períodos de seca. O presente estudo teve como objetivo registrar o conhecimento sobre as espécies da família Cactaceae citadas por moradores de uma comunidade rural do Cariri Paraibano, nordeste do Brasil. Para a coleta dos dados etnobotânicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 informantes (8 homens e 15 mulheres). Os cactos citados foram organizados por categorias de uso. Registrou-se dez espécies, pertencentes a seis gêneros. Com um total de 156 citações, distribuídas em três categorias de uso. A espécie mais citada foi Cereus jamacaru DC. subsp. jamacaru e a categoria de uso foi a forragem. Nesse trabalho ficou evidenciado que os usos atribuídos a diversas espécies sejam elas nativas ou exóticas da família Cactaceae, mostram a realidade socioeconômica das populações locais e que o uso entre homens e mulheres foi diferente. O grande número de citações para a espécie de Cereus jamacaru é preocupante porque indica um forte uso da espécie para atender a demanda forrageira dos agricultores.
Descrição: RODRIGUES, Rayane Costa. Uso e conhecimento de Cactaceas em uma comunidade rural do Cariri paraibano. 2021. 26F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27267
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayane Costa RodriguesTCC - Rayane Costa Rodrigues485.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.