Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27278
Título: Competências de Gestão de Carreira: Um Estudo Com Discentes de Administração da UEPB Patos - PB
Autor(es): Lima, Tarcisio Silva de
Palavras-chave: Administração
Gestão de carreira
Competência
Crise
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: O presente artigo buscou identificar competências de gestão de carreira em estudantes do curso de Administração. Para isso são abordadas questões de análise de gestão de carreira e avaliação de 21 competências. À vista disso, este estudo utilizou a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário estruturado a 103 discentes de todos os períodos do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, campus VII na cidade de Patos-PB. Como resultados observou-se que o perfil se caracteriza pela maioria do sexo feminino, a faixa etária está entre os 18-29 anos e 54,4% possuem uma ocupação profissional; 33% declaram possuir um plano de carreira e 27% alegam ter seu planejamento de carreira afetado pela pandemia da COVID-19. Como estratégia para se adequar as novas necessidades do mercado é citado investir no autoconhecimento. Ao buscar identificar as competências que os discentes dominam, estes relacionam: Comunicação, Aprendizagem ao longo da vida, Persistência, Planejamento e Iniciativa e as que precisam ser desenvolvidas de acordo com os mesmos são: Networking, Marketing pessoal, Conhecimento do mercado de trabalho, Autoconfiança e Visão de futuro. Contudo os achados da pesquisa evidenciam que os estudantes reconhecem a importância dessas competências para a gestão de carreira, porém os discentes não possuem total domínio das mesmas, todavia quando desenvolvidas corretamente se tornam uma vantagem competitiva, contribuindo na inserção do mercado de trabalho.
Descrição: LIMA, T. S. Competências de gestão de carreira: um estudo com discentes de administração da UEPB Patos - PB. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27278
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tarcisio Silva de LimaTCC - Tarcisio Silva de Lima1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito504.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.