Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27303
Título: O apagamento do /r/ em verbos no infinitivo: recorrência na escrita de alagoa grandenses
Autor(es): Silva, Vânia Nascimento
Palavras-chave: Variação linguística
Apagamento do/r/
Apócope
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: Os estudos sociolinguísticos se debruçam sobre o uso da língua no cotidiano, livre dos monitoramentos que direcionam os falantes à normapadrão vigente. Dentre a vasta gama de interesse deste campo do conhecimento, notou se que, por vezes, a escrita sofre influência da oralidade, sendo assim, um frutífero objeto de estudo para as análises sociolinguísticas. Cientes disso, propomo neste estudo, realizar uma análise quali-- nos, quantitativa e interpretativista da recorrência de apagamento do /r/ em verbos no i nfinitivo na escrita de informantes do município de Alagoa Grande, Paraíba. Dessa forma, objetivamos, para condução dessa pesquisa, investigar os desdobramentos do referido fenômeno de mudança a partir da observação de fatores sociais que implicam tipologi as de variação: diagenérica, diageracional, diafásica e diastrática (CARDOSO, 2010). Para esse fim, dispomos dos dados de cinquenta informantes coletados através de questionários e, para esta seletiva, consideramos os seguintes aspectos: faixa etária, gêne ro, grau de escolaridade e naturalização do participante no supracitado município. As discussões presentes no estudo são feitas à luz de Labov (2008), Mollica (2003), Callou, Moraes e Leite (2010) e Bortonientre outros. Como resul Ricardo, Machado (2013), tado, podemos afirmar que na escrita de alagoagrandenses ocorre o apagamento do /r/ em verbos no infinitivo, como se atesta em vários estudos e corpora (LEITE; CALLOU, 2005; PROJETO NURC, 2010). Em nossas análises ficou constatado que o fenômeno de variaç ão evidente na escrita desses colaboradores ocorre independentemente de gênero, grau de escolaridade e faixa etária.
Descrição: SILVA, V. N. O apagamento do /r/ em verbos no infinitivo: recorrência na escrita de alagoa grandenses. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27303
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vânia Nascimento SilvaPDF - Vânia Nascimento Silva1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito224.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.