Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27304
Título: Análise da infiltração de água no solo em diferentes tipos de uso agropecuário no município de Sertãozinho-PB
Autor(es): Rocha, Juliana Costa da
Palavras-chave: Infiltração de água
Uso do solo
Agropecuária
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho visa analisar o processo de infiltração da água no solo em diferentes tipos de uso tanto da agricultura quanto na pecuária no município de Sertãozinho, PB. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados estudos em diferentes áreas de atividades agropecuárias do município, como o abacaxi, a mandioca e também a análise do pasto. Para a coleta de dados, foi utilizado um infiltrômetro de anel único, que se trata de um aparelho cilíndrico de metal, semelhante a um anel, tendo as suas bases levemente pontiagudas para facilitar a penetração no solo. Através dessa metodologia é possível analisar a quantidade de água absorvida no solo em um determinado período de tempo, diante dos diferentes tipos de uso no solo. As taxas de infiltração nos locais de cultivo e criação analisadas foram comparadas com os dados obtidos em área mata degradada para verificar as diferenças no processo de infiltração nesses diferentes espaços com ocupações distintas. Como resultado, a pesquisa demonstrou que a água tende a infiltrar em maior quantidade na mata degradada do que nos cultivos da mandioca ou do abacaxi. O resultado mais expressivo se deu quando comparada a infiltração de água no solo entre áreas de pastagens e a mata degradada. Mesmo em uma curta distância se observou uma infiltração de 3.092 ml na área de mata degradada, enquanto na área de pastagem a infiltração não passou de 290 ml nos 30 minutos de experimento. Assim, a pesquisa demonstra que quanto menor a intensidade das atividades agropecuárias, maior será a quantidade de água infiltrada no solo.
Descrição: ROCHA, J. C. da. Análise da infiltração de água no solo em diferentes tipos de uso agropecuário no município de Sertãozinho-PB. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27304
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Costa da RochaPDF - Juliana Costa da Rocha2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito709.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.