Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Laiane de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27309 | - |
dc.description | ROCHA. L. F. A dominação masculina: análise discursiva da musicalidade de Ton Oliveira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o atravessamento histórico e ideológico da dominação masculina nos discursos nas músicas do cantor e compositor nordestino Ton Oliveira. Para isso, as composições foram recortadas e tomadas como corpus, descritas e interpretadas a partir dos conceitos de ideologia, formação discursiva e memória discursiva, fundamentados pela Análise do Discurso de linha francesa. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa documental de caráter qualitativo através de três músicas, a primeira nomeada de “Sem preconceito”, que foi lançada em 1991, no disco “Forró pra derreter”, a segunda análise ocorreu na música “Bebendo no Cabaré” do álbum “Doido pra Vadiar”, lançada em 2006, e a terceira música intitulada como “Pobre do Zé”, inserida no CD “Só pra xotear”, lançado em 2011. Após análise foi constatada a presença da ideologia de dominação masculina, especificamente em três categorias: de homens que seguem um padrão de comportamentos tidos como viris para se afirmar nessa ideologia, de mulheres que são submetidas a tarefas, ambientes e situações definidas pelos sujeitos da ideologia de dominação masculina, e de homens que não se enquadram em papeis de dominadores, por possuírem atitudes consideradas por essa ideologia como femininas. Teoricamente, o artigo está alicerçado nos estudos de Bourdieu (2012) e de Albuquerque Júnior (2013) sobre a dominação masculina e nos estudos de Fernandes (2008), Orlandi (2012) e Gregolin (2005) sobre o discurso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Augusto Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.title | A dominação masculina: análise discursiva da musicalidade de Ton Oliveira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAIANE - TCC PARA DEPÓSITO.pdf | LAIANE - TCC PARA DEPÓSITO.pdf | 394.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO COM DATAS PREENCHIDAS.pdf | TERMO DE DEPÓSITO COM DATAS PREENCHIDAS.pdf | 476.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.