Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2734
Título: Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Penha, Jonas Marques da
Palavras-chave: Ensino de geografia
Estágio supervisionado
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A Geografia, por causas diversas, tem dificuldades em difundir no âmbito escolar as teorias e discussões produzidas no espaço acadêmico. Diante desse contexto este artigo apresenta os resultados da execução de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula, desenvolvido em 2011, durante o Estágio, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campo de estudo a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, modalidade EJA, de uma escola da rede estadual de ensino, Campina Grande – Paraíba. Objetivou-se relatar e analisar a experiência do estágio. Para tanto se buscou traçar breve perfil da escola, da turma e da professora regente; Intervir didático-pedagógicamente, em sala de aula, de forma a possibilitar a aproximação das principais categorias de análises geográficas aos conteúdos geográficos; Analisar a dinâmica das aulas e de materiais produzidos pelos alunos durante a intervenção. No tocante aos procedimentos metodológicos, realizou-se inicialmente um breve histórico da Geografia como ciência e disciplina escolar, ressaltando sua importância e o uso das categorias de análise geográficas no processo didático da Geografia escolar. Na perspectiva da Geografia Humanística, primou-se pelo método de análise fenomenológico hermenêutico, transitando por outros métodos e conceitos de diferentes teóricos. Na experiência prática, a relação entre os conceitos das principais categorias de análises geográficas (Espaço, Território, Região, Paisagem e Lugar) com os conteúdos apresentados pelo Livro Didático se deu a partir dos conceitos empíricos dos alunos, fruto das experiências adquiridas no espaço vivido. Principal resultado obtido nas intervenções relata-se o despertar da percepção do indivíduo a partir do ambiente escolar, de sua identidade e pertencimento, no envolvimento deste com a Geografia ensinada e a vivida no contexto das relações com o seu lugar, com seu espaço de vivência.
Descrição: PENHA, J. M. da. Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2734
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Marques da Penha.pdfJonas Marques da Penha743.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.