Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27377
Título: Tratamento de fístula buco-sinusal pela técnica de retalho palatino pediculado: relato de caso
Autor(es): Rodrigues, Francilia Alves
Palavras-chave: Odontologia
Maxilar
Cirurgia Oral
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: A comunicação buco-sinusal é uma complicação cirúrgica na qual há um trato comunicante entre o seio maxilar e a cavidade oral, que se não for tratado adequadamente pode se tornar em fistula. As causas mais comuns desta comunicação patológica são a cirurgia de implante dentário e extração de dentes maxilares posteriores. Procedimentos cirúrgicos inadequados relacionados à exodontia dos elementos dentários envolvidos ou extensa pneumatização do seio maxilar são fatores que aumentam as chances de ocorrência dessa condição. Diversas técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para seu fechamento e a escolha de uma determinada técnica está sujeita às características e localização da comunicação, bem como à preferência do cirurgião-dentista. O objetivo do presente trabalho é relatar um caso clínico de uma paciente de 32 anos, sexo feminino, leucoderma, que procurou o serviço de cirurgia buco maxilofacial relatando ter realizado a instalação de um implante há 2 meses e estar com um “buraco” ao lado, sem doenças de base a mesma apresentava em seu exame clínico e imaginológico um implante na região do 16 e fístula buco-sinusal em área mesial ao implante medindo de 2 a 4 mm. Devido a área ser reabilitada com implante o tratamento de escolha foi o fechamento primário com retalho palatino pediculado oferecendo suporte de tecido queratinizado na área. A paciente evoluiu satisfatoriamente com boa cicatrização e fechamento da fistula, em um segundo tempo será planejada reconstrução óssea e instalação de novo implante. Desse modo, a técnica do retalho palatino pediculado mostrou-se uma técnica favorável e eficaz fornecendo suporte de mucosa queratinizada necessária para a reabilitação posteriormente.
Descrição: RODRIGUES, Francilia Alves. Tratamento de fistula buco-sinusal pela técnica de retalho palatino pediculado: relato de caso. 2002. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27377
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francilia Alves Rodrigues.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf71.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.