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dc.contributor.authorCalado, Thais Barbosa-
dc.date.accessioned2022-08-04T14:20:59Z-
dc.date.available2022-08-04T14:20:59Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.otherCDD 306.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27382-
dc.descriptionCALADO. Thais Barbosa. Ensino e diversidade linguística: Reflexões sobre o preconceito linguístico no ensino fundamental II. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é um país de vasta diversidade identitária, social, cultural e histórica, o que leva a uma abrangente diversidade linguística da língua portuguesa. Diante da vivência em sociedade, a qual decorrem fatores locais, ambientais, de classe social e outros, os indivíduos podem usar das suas variações linguísticas a própria representação identitária, o que valora o seu “eu”. Todavia, somos cientes de que existe um preconceito linguístico na ministração tradicional da língua portuguesa no ensino brasileiro, principalmente, no Ensino Fundamental. O que provoca a ineficiência de uma inclusão favorável e acolhedora, ferindo a identidade de indivíduos que possam pertencer a povos diversos. Devido a isto, esta pesquisa trouxe como objetivo geral analisar a inserção de certa valoração da diversidade linguística em prol da reflexão sobre o preconceito linguístico presente nas aulas de Português no Ensino Fundamental II. Para isso, adotou-se as metodologias de revisão da literatura e análise documental, bem como do método hipotético-dedutivo, para avaliar estudos científicos, livros, dados estatísticos e legislações, sob uma ótica discursiva da autora. Os resultados da pesquisa evidenciaram a existência de uma extensa diversidade linguística no país, as quais vão além de meras pronúncias, mas representação a identificação de povos com seus locais de origem. Os resultados ainda evidenciaram a existência de certa rigidez no ensino tradicional da Língua Portuguesa, a qual inibe o acolhimento dos diversos padrões linguísticos. Indo além, as conclusões da pesquisa demonstraram a necessidade latente de se remodelar a tradicionalidade do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, abrangendo aos variados padrões linguísticos, uma vez que tal adoção não relativiza a norma culta, mas promove uma maior inclusão, devendo os profissionais da educação se munirem de mecanismos que busquem propor e alcançar tal objetivo, em consonância com os próprios objetivos legais atrelados ao Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora. Profa. Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectPluralismopt_BR
dc.titleEnsino e diversidade linguística: reflexões sobre o preconceito linguístico no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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